quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

VOTOS DE BOAS FESTAS DO GRINAPSS


BOAS FESTAS DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO DA APSS

A Delegação Regional do Centro da APSS deseja, aos colegas movidos pelo Espírito do Associativismo e da Mudança, um Feliz Natal e um Ano de 2010 com mais Igualdade e Justiça Social.

Saudações Associativas,



A DRC - APSS

--
Delegação Regional do Centro da A.P.S.S.
E-mail: apssdrcentro@gmail.com
Apartado 4101 – E.C. São José – 3030-999 Coimbra
Site: www.apross.pt

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

VOTOS DA FIAS PARA 2010

Best Wishes for a Peaceful and Prosperous


from the
International Federation of Social Workers

London / Berne, December 17, 2009

David N. Jones, President, IFSW
René Schegg, Policy and Communications Officer, IFSW

FELICES FIESTAS 2010 - CONSEJO GENERAL DE TRABAJO SOCIAL





La Junta de Gobierno del Consejo General de

Colegios Oficiales de Diplomados en Trabajo Social y

Asistentes Sociales os desea unas Felices Fiestas


"Agrandando nuestras manos,…. abrazaremos sueños

para escribir las páginas de 2010”



ANA I. LIMA FERNÁNDEZ

VOTOS DE BOAS FESTAS DA APSS


A Associação dos Profissionais de Serviço Social deseja a tod@s
um Feliz Natal e um Ano de 2010 com muitos sucessos
pessoais e profissionais, tanto individuais como colectivos!

Sugerimos que assistam ao tempo de antana transmitido no
dia 16 de Dezembro na RTP1 no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=n-iKpUXZ2yQ


Em 2010 estejam atentos às nossas notícias e participem
nas actividades que iremos propor.
BOAS FESTAS!
A APSS

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

COMUNICADO DA FIAS EUROPA SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS



IFSW (Europe) – Statement on Climate Change

The International Federation of Social Workers (IFSW), European Region represents 165,600 social workers from 35 countries who share a collective commitment to ethical practice and the human rights of all citizens. The Federation is a member of Social Platform (The Platform of European Social NGOs).

Social Workers across the globe provide essential welfare services to people of all ages from every walk of life. Our duties include responsibility to challenge injustice and fight for the rights of marginalized individuals and groups. Persons requiring the support or care of social workers are often more vulnerable to the impact of climate change and less able to rebuild their lives following natural disaster as a consequence of poverty, illness or disability.

Stressing the need to ensure that the well-being of every citizen lies at the heart of civilised society, Nicolai Paulsen, IFSW European President, urged governments of all countries and collective and constituent European as well as global organisations to work together to combat harmful climate change and implement robust measures that minimise the impact of natural disasters and uphold the fundamental right of all human beings to enjoy a peaceful and fulfilling life with adequate water, food, energy, sanitation and housing. The Global community must find ways to provide funding to help poorer countries protect themselves and their economies against the effects of climate change also to stop a growing number of displaced people.

10th December 2009

For more information on the work of IFSW Europe contact:

Nicolai Paulsen (President) e-mail vpeur@ifsw.org
Siobhan Maclean (Honorary Secretary) e-mail europe.ifsw@gmail.com
Local IFSW Europe Executive Member Cristina Martins e-mail martinscristina25@hotmail.com

Website: www.ifsw.org

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

10 DE DEZEMBRO DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM - ENTREVISTA A JEAN MARIE FARDEAU


Entrevista com Jean-Marie Fardeau
Director do Bureau do Human Rights Watch em Paris

Esta entrevista realizou-se no dia 27 de Outubro, no âmbito de uma reunião em Paris, da Federação Internacional dos Assistentes Sociais – Europa, (IFSW-EU) para o seu encontro de trabalho sobre o Projecto (2007-2009) Standards in Social Work Practice Meeting, Economic, Social and Cultural Rights. A entrevista foi dinamizada por Graça Maria André membro do grupo de trabalho do Projecto e teve dois objectivos:
- Conhecer-se de uma forma localizada (Paris) os principais desafios nesta temática e trabalho em curso no Human Rights Watch
- Dar a conhecer o trabalho da IFSW – EU, neste projecto sobre a temática dos Direitos Humanos, no campo do Serviço Social e possível cooperação futura.
Dada a pesada agenda de M. J.M Fardeau esta entrevista realizou-se na pausa do almoço. Porém, foi possível debater-se o tema dos Direitos Humanos e suas aplicações em várias vertentes e numa perspectiva globalizada, durante quase duas horas de conversa.
A entrevista que não pode ser gravada dado o contexto onde a mesma se realizou, é suportada nas notas da entrevistadora e revistas pelo entrevistado.

Foram debatidos os seguintes tópicos:
- Contexto internacional do Human Rights Watch
- Natureza da organização
- Valores base em que assenta o seu trabalho
- Implantação da organização a nível mundial
- Trabalho concreto em território nacional (França)
- Parcerias com outras organizações
- Propostas

Human Rights Watch como é designado internacionalmente, é uma organização não governamental, fundada em 1978, como forma de assegurar o respeito pelos acordos de Helsínquia de 1975, monitorizando os procedimentos da ex-União Soviética em termos de Direitos Humanos. Designou-se na altura como Observatório de Helsínquia, vindo a adoptar a actual designação em 1988, estabelecendo-se com sede em N. York.
Nos 10 anos seguintes à sua fundação, observou-se uma expansão geográfica que proporcionou a promoção dos Direitos Humanos em todas as regiões do mundo. Criaram-se vários bureaux nas cidades europeias e norte americanas mais importantes, até se chegar aos dias de hoje com representações em países das restantes regiões do globo, como na Índia, Uzbequistão, Geórgia, Tóquio, Beirute ou Joanesburgo.
Desde há 30 anos que o Human Rights Watch, abandonou a área tradicional dos Direitos Humanos para se dirigir às questões específicas das crianças, mulheres, refugiados e populações marginalizadas. (populações com HIV, minorias sexuais…). Abarca ainda questões, como por exemplo as do armamento, (a questão das minas anti - pessoais); terrorismo/ contra terrorismo, justiça internacional, discriminação religiosa e outras assuntos pertinentes relacionados com a defesa da dignidade humana. Human Rights Watch é uma organização apetrechada com adequados meios de pesquisa que permitem aceder às provas essenciais, para identificarem as forças de opressão com vista a reforçar a defesa da justiça, por recurso aos Tribunais Internacionais.
Os valores em que o trabalho do Human Rights Watch se apoia, são aqueles reportados à Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), Pactos Internacionais, e demais Tratados no campo da promoção dos Direitos Humanos.
Esta organização tem-se desenvolvido com o apoio de prestigiadas personalidades de referência internacional e com competências específicas no campo dos Direitos Humanos. Os seus contributos não só se referem à angariação de fundos para a organização, como desenvolvem estratégias em ordem a denunciar as violações dos Direitos Humanos, em vários países. Estas personalidades são reconhecidas como forças de pressão, junto dos “media”, dos políticos e dos governos, para a identificação das violações dos Direitos Humanos, com base em processos de investigação rigorosa.
Em França existe o designado Comité de Soutien de Paris, formado por personalidades de várias nacionalidades que procuram aumentar visibilidade e impacto do Human Rights Watch em Paris. Uma das personalidades deste Comité é Robert Badinter, ex- Ministro da Justiça francês (bem conhecido em França pelo seu papel na abolição da pena de morte), que deu uma interessante entrevista em Dezembro de 2008 ao Nouvel Observateur por altura do 60ª aniversário da Declaração dos Direitos do Homem, das Nações Unidas (assinado em 10 de Dezembro de 1948).

http://www.badinter.com/2009/01/droits-de-lhomme-entretien-de-robert-badinter-avec-le-nouvel-observateur.html

O trabalho do Bureau de Paris está predominantemente ligado às situações de âmbito mais geral não a casos individuais. A sua prioridade é o contexto de dimensão política com ligações ao Ministro dos Negócios Estrangeiros e Presidência. Uma abordagem mais localizada é usada (sob a tutela dos Ministros da Justiça ou Interior), no que se reporta à violação dos Direitos Humanos em solo Francês no que se refere especialmente às crianças não acompanhadas que chegam ao aeroporto de Roissy ou pessoas suspeitas de terrorismo.
Estão abertos à colaboração com todas as organizações que possam promover um maior impacto junto dos decisores como seja a Federação Internacional das Ligas para os Direitos Humanos ou os Repórteres sem Fronteiras. Trabalham também com a Amnistia Internacional, (secção francesa) que se distingue do Human Rights Watch pela sua forte presença, no terreno, numa intervenção directa e local, através da colaboração de cidadãos, no trabalho da Amnistia.
O Bureau de Paris divulga e promove o seu trabalho, através de conferências, debates em Escolas, Universidades ou em Seminários. São organizados como colaborações regulares ou por convite. Estes eventos têm uma frequência mensal, no mínimo.
Uma vez apresentada a natureza do Projecto da IFSW- EU, e seus objectivos – ou seja, a criação de standards que possam suportar uma intervenção direccionada para a promoção dos Direitos Humanos, principio base da intervenção conforme consta da Definição Internacional de Serviço Social, foi manifestado interesse por parte de M. JM Fardeau, em conhecer o documento. Fez referências positivas aos profissionais de Serviço Social em França, como profissionais empenhados e comprometidos no bem-estar das populações do que tem observado. Reconheceu porem, que nunca se estabeleceu nenhuma relação entre a sua organização e a organização dos assistentes Sociais Franceses (ANAS). Conforme a metodologia de trabalho em curso no grupo de trabalho da IFSW -EU na articulação com outras organizações, e pelo interesse de M. Fardeau, viu-se da possibilidade de lhe ser enviado um exemplar da versão provisória do Projecto, e sobre o mesmo emitirá opinião, se assim o solicitarmos.
Esgotado o tempo, demos por terminada esta entrevista. Reconhecemos da parte do nosso entrevistado abertura e entusiasmo pela causa dos Direitos Humanos numa colaboração transversal e global. Reafirmou a importância do envolvimento dos Assistentes Sociais de uma forma mais assertiva na causa dos Direitos Humanos, e muito oportuna, num futuro que se adivinha comprometedor para o bem-estar das populações, referindo a importância de se desenvolver uma abordagem direccionada para a promoção dos Direitos Humanos dos cidadãos e não só no âmbito da satisfação das suas necessidades.

Foram-nos cedidos alguns documentos editados pelo Human Rights Watch:

- En Première Ligne. Sur le terrain avec Human rights Watch - Darfour, Asia, Èmirats Arabes Unis, Congo, Cachemira, Georgia (USA). (sem data).
- Human Rights Watch Annual Report 2008 – Tyranny has a Witness.
- Les massacres de Nöel. Attaques de la LRA conte les civiles dans le nord du Congo (2009).
- Retours à tout prix. L` Èspagne pousse au rapatriement de mineurs non accompagnés en l`absence de garanties (2007).



Graça Maria André

gandre@net.sapo.pt

domingo, 6 de dezembro de 2009

DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE DA APSS PROMOVE TERTÚLIA PARA ASSINALAR O DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM


A Delegação Norte convida todos/as os/as assistentes sociais a participar numa tertúlia e jantar-convivio em Braga no dia 10 de Dezembro: dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem (documento proclamado pela assembleia geral da ONU a 10 de Dezembro de 1948).

O jantar será às 20.00 num restaurante a informar posteriormente, os/as interessados/as deverão inscrever-se para este email.
apss.norte@gmail.com

O valor do jantar circundará os 10 euros por pessoa.

Saudações associativas! compareçam!!!
A Delegação Norte

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO- CONFERÊNCIA E NOVOS VOLUNTÁRIOS ASSINALAM DATA NA PÓVOA


A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Pelouro da Acção Social, volta a assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, a 5 de Dezembro, com uma conferência e com a assinatura dos contratos do voluntariado com os novos voluntários.
A actividade decorre no Diana Bar, onde, às 15h00, tem início a conferência sobre “O Papel do Voluntariado na Sociedade e na Economia”, por Fernanda Rodrigues, Coordenadora do Plano Nacional de Acção para Inclusão. Segue-se então a assinatura dos contratos de voluntariado pelos candidatos formalizando, assim, a sua integração na Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim (BCVPV).
Recorde-se que a BCVPV começou a funcionar informalmente em Junho de 2004, tendo sido institucionalizada a sua existência, de acordo com o definido na Lei do Voluntariado, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em Junho de 2007.

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
4490-438 Póvoa de Varzim
Telefone: 252.090.026
Fax: 252.611.882
Email: grpc@cm-pvarzim.pt