terça-feira, 26 de janeiro de 2010

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NAS CRIANÇAS

Síntese curricular da Prof.Doutora Ana Sani:
- Prof Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP)
- Doutora em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho
- Coordenadora do Mestrado em Psicologia Jurídica da UFP
- Investigadora na Área da Vitimiologia, com interesse particular pelo estudo da Vitimização indirecta de crianças ( violência interparental)
- Intervenção sobretudo nas áreas da vitimização infantil e psicologia forense
- Publicações no âmbito da Psicologia Jurídica, com destaque para o livro "As Crianças e a Violência", editado em 2002 pela Quarteto.

Acção promovida pelo Núcleo de Apoio à Família e à Criança do Instituto Português de Oncologia do Porto FG, EPE

Inscrição gratuita para formacao@ipoporto.min-saude.pt

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alcina Martins: Segunda Edição da Primeira Tese de Doutoramento em Serviço Social


A segunda edição do livro Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português da autoria da cientista portuguesa Alcina Maria de Castro Martins, natural de Coimbra (1955) vem confirmar as expectativas e as preocupações dos assistentes sociais sobre a construção da história da sua profissão, resgatando o protagonismo destes na construção da democracia em Portugal no século XX.
A autoridade desta investigadora reforça as bases desta identidade sonegada (muitas das vezes escondida) até o advento da Segunda República, porque intimamente construída sob a base da história das classes trabalhadoras. A questão social, como pano de fundo do século XIX e XX, retira os véus de uma história com protagonistas imbuidos de pensamentos e ideais fruto do contexto nacional e internacional que atravessa o campo científico, especialmente as Ciências Sociais.
A presente edição internacional da obra (Portugal-Brasil) desta investigadora do Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social (CPIHTS) e docente do Instituto Superior Miguel Torga, revela a apropriação colectiva e o debate promissor num contexto em que, a condição da criança, da mulher, das instituições sociais, e a história da república portuguesa regressa ao debate científico.


Longe de retratar o miserabilismo das classes laboriosas, este trabalho científico de Alcina Martins, consegue estabelecer o diálogo multidisciplinar que perpassa a construção de todas as profissões na Europa e na América desde o último quartel de século XIX.
Por esta razão chamo a atenção de estudantes e docentes, investigadores e historiadores para participar neste debate que não se esgota nesta obra, antes pelo contrário, as futuras gerações de profissionais demandarão mais informação sobre um projecto ético e político que ainda está no berço, porque a mudança está no presente e no futuro.

Uma Boa Aposta Editorial para o início de 2010

Bernardo Alfredo Henríquez C