quarta-feira, 30 de março de 2011

A Crise e o Debate na Sociedade Portuguesa Contributos de Boaventura de Sousa Santos

A ditamole

Se nada fizermos para corrigir o curso das coisas, Portugal estará entrando em breve num outro período de ditadura civil, desta vez internacionalista e despersonalizada, conduzida por uma entidade abstrata chamada “mercado”. Para evitar isso os cidadãos terão de dizer basta ao fascismo difuso instalado nas suas vidas e reaprender a defender a democracia e a solidariedade.

Boaventura de Sousa Santos



Se nada fizermos para corrigir o curso das coisas, dentro de alguns anos se dirá que a sociedade portuguesa viveu, entre o final do século XX e começo do século XXI, um luminoso mas breve interregno democrático. Durou menos de quarenta anos, entre 1974 e 2010. Nos quarenta e oito anos que precederam a revolução de 25 de Abril de 1974, viveu sob uma ditadura civil nacionalista, personalizada na figura de Oliveira Salazar. A partir de 2010, entrou num outro período de ditadura civil, desta vez internacionalista e despersonalizada, conduzida por uma entidade abstrata chamada “mercado”. As duas ditaduras começaram por razões financeiras e depois criaram as suas próprias razões para se manterem. Ambas conduziram ao empobrecimento do povo português, que deixaram na cauda dos povos europeus. Mas enquanto a primeira eliminou o jogo democrático, destruiu as liberdades e instaurou um regime de fascismo político, a segunda manteve o jogo democrático mas reduziu ao mínimo as opções ideológicas, manteve as liberdades mas destruiu as possibilidades de serem efetivamente exercidas e instaurou um regime de democracia política combinado com fascismo social. Por esta razão, a segunda ditadura pode ser designada como ditamole.



Os sinais mais preocupantes da atual conjuntura são os seguintes. Primeiro, está a aumentar a desigualdade social numa sociedade que é já a mais desigual da Europa. Entre 2006 e 2009 aumentou em 38,5% o número de trabalhadores por conta de outrem abrangidos pelo salário mínimo (450 euros): são agora 804.000, isto é, cerca de 15% da população ativa; em 2008, um pequeno grupo de cidadãos ricos (4051 agregados fiscais) tinham um rendimento semelhante ao de um vastíssimo número de cidadãos pobres (634.836 agregados fiscais). Se é verdade que as democracias européias valem o que valem as suas classes médias, a democracia portuguesa pode estar cometendo suicídio.



Segundo, o Estado social, que permite corrigir em parte os efeitos sociais da desigualdade, é em Portugal muito débil e mesmo assim está sob ataque cerrado. A opinião pública portuguesa está sendo intoxicada por comentaristas políticos e econômicos conservadores – dominam os meios de comunicação como em nenhum outro país europeu – para quem o Estado social se reduz a impostos: os seus filhos são educados em colégios privados, têm bons seguros de saúde, sentir-se-iam em perigo de vida se tivessem que recorrer “à choldra dos hospitais públicos”, não usam transportes públicos, auferem chorudos salários ou acumulam chorudas pensões. O Estado social deve ser abatido. Com um sadismo revoltante e um monolitismo ensurdecedor, vão insultando os portugueses empobrecidos com as ladainhas liberais de que vivem acima das suas posses e que a festa acabou. Como se aspirar a uma vida digna e decente e comer três refeições mediterrânicas por dia fosse um luxo repreensível.



Terceiro, Portugal transformou-se numa pequena ilha de luxo para especuladores internacionais. Fazem outro sentido os atuais juros da dívida soberana num país do euro e membro da UE? Onde está o princípio da coesão do projeto europeu? Para gáudio dos trauliteiros da desgraça nacional, o FMI já está cá dentro e em breve, quando do PEC 4 ou 5, anunciará o que os governantes não querem anunciar: que este projeto europeu acabou.



Inverter este curso é difícil mas possível. Muito terá de ser feito em nível europeu e a médio prazo. A curto prazo, os cidadãos terão de dizer basta! Ao fascismo difuso instalado nas suas vidas e reaprender a defender a democracia e a solidariedade tanto nas ruas como nos parlamentos. A greve geral será tanto mais eficaz quanto mais gente vier para a rua manifestar o seu protesto. O crescimento ambientalmente sustentável, a promoção do emprego, o investimento público, a justiça fiscal, a defesa do Estado social terão de voltar ao vocabulário político através de entendimentos eficazes entre o Bloco de Esquerda, o PCP e os socialistas que apoiam convictamente o projeto alternativo de Manuel Alegre.


Boaventura de Sousa Santos é sociólogo e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal).


in http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4842

domingo, 20 de março de 2011

Concentração pela Ordem dos Assistentes Sociais

Sónia Guadalupe, Vice-Presidente da APSS, lendo o comunicado de
 Fernanda Rodrigues, Presidente da APSS

Francisco Branco, Presidente da Assembleia Geral da APSS,
apelando à mobilização da classe profissional

Graça Rafael, Presidente da Delegação Regional do Algarve da APSS

Graça André e Cristina Martins do GRINAPSS

sexta-feira, 18 de março de 2011

DIA MUNDIAL DO SERVIÇO SOCIAL NOS AÇORES


A Federação Internacional dos Assistentes Sociais, neste Dia Mundial do Serviço Social, apresenta como tema de discussão “A Resposta dos Assistentes Sociais à Crise Mundial: Juntos Construímos a Agenda!”
A Delegação dos Açores da Associação dos Profissionais de Serviço Social, saúda neste dia todas e todos as/os Assistentes Sociais que na Região Autónoma dos Açores dão o seu contributo na resposta aos problemas sociais em cooperação com outros profissionais na promoção do bem-estar social dos indivíduos, grupos e comunidades, sobretudo os mais vulneráveis da sociedade, facilitando a coesão social em tempos de crise como os que se vivem actualmente.
A Associação dos Profissionais de Serviço Social visa, entre outros objectivos, fortalecer e unificar ética e deontologicamente a profissão; promover o aperfeiçoamento profissional dos seus sócios; contribuir para a articulação do ensino de Serviço Social com a realidade em que os profissionais actuam; propor medidas de política social e criar projectos de intervenção social adequados ao actual estado da Região. Dai, o processo em curso na Assembleia da República, para a criação da Ordem dos Assistentes Sociais.
Nesta celebração, queremos endereçar o nosso apoio e estímulo aos estudantes da licenciatura em Serviço Social, particularmente, os da Universidade dos Açores.
Estamos crentes que a defesa e a promoção dos direitos e responsabilidades humanos são o referencial da Profissão e da humanização da Sociedade.

Delegação da APSS – Açores
Maria de Fátima Dias
Presidente da Direcção

quinta-feira, 17 de março de 2011

WORLD SOCIAL WORK DAY ‏ 2011

Dear Colleagues,

Tuesday the 15th of March 2011 celebrates social workers across Europe and in all other parts of the globe the World Social Work Day 2011. “Social Work voices responding to global crises: Together we develop the Agenda!“ is the common theme for this year’s celebration.

IFSW Europe does specifically focus on The Social Consequences of The Financial Crisis through a project. The European national associations for social workers are within that project informing each other about the social consequences of the financial crisis in each country, based on which IFSW Europe aims at articulating European social workers’ joint demands to the politicians and the public on interventions that is able to reduce these consequences. Do note the European video introducing the World Social Work Day gathered at a recent project workshop


The happy news is that we celebrate with one more person – Anthea Aguis, executive committee member has given birth to a beautiful baby girl Nina. So we send the congratulations of IFSW Europe to Anthea and Giuseppe.

I pledge that the debates and exchanges on the World Social Work Day can be brought forward to the European Conference in Brussels, 10 - 13 April 2011, organized by IFSW Europe and five other organizations within ENSACT. Here 700 European colleagues within the field of social work will meet to discuss “Social Action in Europe: Sustainable Social Development and Economic Challenges”. Do join us in Brussels in April, there is still room for your message, reflections and answers http://www.ensact.org/index/pages/id_page-1/lang-en/

Globally the Social Work profession helps nations respond to economic and social changes that disproportionately affect vulnerable people and communities. Working in partnership with many other professions, Social Work promotes the social wellbeing of individuals, groups and communities, facilitates social cohesion and crises intervention in periods of change and national disasters, e.g. during the changes in Eastern Europe, the financial crisis in Ireland, the protests and conflicts in the Middle East or the latest disasters in Japan and New Zealand. Social workers are there to support all citizens, to fight for the rights of all human beings and to avoid human exclusion and poverty, knowing that those suffering the most under the current crisis are the poorest people in every country.

Let us together celebrate the many achievements of the social work profession on all continents, and also together make the Global Agenda for Social Work and Social Development a reality.

HAPPY WORLD SOCIAL WORK DAY from the European IFSW executive committee.

Nicolai Paulsen

President of the IFSW European Region

[International Federation of Social Workers – Europe e.V.]

terça-feira, 15 de março de 2011

sábado, 12 de março de 2011

CONFERÊNCIA DA ENSACT - BRUXELAS 10 A 13 DE ABRIL DE 2011


Inscrições ainda abertas para a participação nesta 2ª Conferência da ENSACT

Acção Social na Europa: Desenvolvimento Social Sustentável e Desafios Económicos

http://www.ensact.org/

DIA MUNDIAL DO SERVIÇO SOCIAL - 15 DE MARÇO DE 2011



O GRINAPSS deseja uma excelente comemoração do
Dia Mundial do Serviço Social
 a todos os(as) Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social.

Dia Mundial do Serviço Social - Mensagem de Laura Acotto, Presidente da FIAS para a Região da America Latina y Caribe

Hoy se desarrolla en todo el mundo del dia mundial del Trabajo Social, el objetivo de la FITS, Federacion Internacional de Trabajo Social, eligiendo un dia cada año, es dar un impulso a nuestra profesión y aunar esfuerzos para construir cada dia un mejor futuro para nosotros y aquellos a los que destinamos nuestro trabajo.

Hacer efectivos los derechos humanos, especialmente los derechos sociales, economicos y culturales, avazallados en las últimas décadas con la instauracion del modelo societal neoliberal, es un desafio constante para los trabajadores sociales de nuestra región, en terminos proteccion, restitucion y exigibilidad de los mismos.

Remito aqui el saludo para America Latina y Caribe y en la página de FITS: http://www.isfw.org/, podran encontrar el resto de los saludos en otros idomas, desarrolados por las autoridades mundiales y de las diversas Regiones.
Laura Acotto, Presidente para America Latina y Caribe

Dia Mundial do Serviço Social‏ - APSS Delegação Regional da Madeira


A Delegação Regional da APSS - Madeira convida todos os(as) Colegas a comemorar o Dia Mundial do Serviço Social num evento a ser realizado no próximo dia 15 de Março. Associando-se à comemoração mundial, a Delegação Regional irá realizar uma conferência sobre o tema "A Razão e o Coração no Serviço Social: Tensões e Desafios Para a Prática Contemporânea", no Auditório do Centro de Segurança Social da Madeira, pelas 17 horas, sendo nossa convidada a Professora Doutora Inês Amaro, conforme programa.

De referir que pretendemos, com a realização deste evento, celebrar a profissão de Serviço Social, reforçar e dar maior visibilidade à profissão, criando um espaço de diálogo e interacção, no sentido de potenciar a cultura profissional do Assistente Social.

Ficar-lhe-íamos muito gratos se colaborasse connosco na divulgação do evApelamos à participação dos estudantes de Serviço Social e Assistentes Sociais, associados ou não.

APSS

Delegação Regional da Madeira

Comunicado e Convocatória para CONCENTRAÇÃO de ASSISTENTES SOCIAIS: 15 de Março‏

Caro(a)s Assistentes Sociais,

Após ter sido submetido à Assembleia da República o processo do pedido de criação da Ordem dos Assistentes Sociais no dia 27 de Outubro de 2010, a APSS tem efectuado diversas diligências para assegurar a sua prossecução.

Decorridas todas as audiências com os Grupos Parlamentares em Novembro e Dezembro de 2010, havia perspectivas de que o processo avançasse. Tendo havido dois Grupos Parlamentares a manifestar o interesse na iniciativa de apresentação da proposta de lei, nenhum outro colocou objecções claras ou uma posição de rejeição do processo.

Neste momento, cerca de 4 meses após a sua apresentação à Assembleia da República, a situação afigura-se como pouco clara, por razões que nos ultrapassam. Certo é que neste período foram aprovadas duas Ordens Profissionais, não entendendo a APSS os motivos pelos quais o nosso processo não avança.

Assim, comunicamos que foram efectuados, no dia 23 de Fevereiro, pedidos de audiências ao Presidente da Assembleia da República, ao Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública; e pedidos de novas audiências aos dois grupos parlamentares que manifestaram apoio na apresentação do projecto.

Com este comunicado, convocamos uma Concentração de Assistentes Sociais junto à Assembleia da República no dia 15 de Março, Dia Mundial do Serviço Social .

Outras acções podem entretanto ser pensadas. Daremos mais informações brevemente. Fiquem atento(a)s.

Contamos com o vosso apoio e mobilização.

Saudações associativas,

A APSS

II congresso sociedade portuguesa para o estudo da saúde escolar‏


«Saúde Escolar: da Investigação às boas Práticas» é o lema do II Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar. Agendado para dias 6 e 7 de Abril de 2011, o congresso decorrerá no Fórum Cultural de Ermesinde.

Programa:

Dia 6 de Abril de 2011, quarta-feira
8h ‐ 8h30: Sessão de Abertura
9h ‐ 9h30: Palestra 1 – Dificuldades de Aprendizagem - Novas soluções para velhos problemas – Helena Serra
10h – 10h30: Palestra 2: Nutrição e Memória  Helena Cid
10h30 – 11h: Coffee‐Break
11h‐12h: Painel 1 – Projectos de Sucesso em Saúde Escolar - Ana Paula Alves
Obesidade Zero - Maria Ana Carvalho
Apetece‐me- Ana Leonor Perdigão
Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar
PRESSE
Lugar dos Afectos- Marta Durães
Programa PESSOA - Claúdia Minderico
12h‐12h45: Comunicações Livres
Apresentação dos 3 Projectos premiados de Boas Práticas em Saúde Escolar- Sandra Torres, Miguel Camões, Paula Castro, Isabel Paiva, Gregória von Amann
13h ‐ 14h30 Almoço
14h30 ‐ 15h45: Painel 2 ‐ Síndrome Metabólica - Carla Pedrosa
Situação em Portugal e na Europa, Como intervir? - Ceomara Pina
Doença cardiovascular em Idade Pediátrica – Carla Rego
Obesidade Infantil em Portugal, o que está a mudar? - Isabel Mourão
Ementas adaptadas para estas crianças, metodologia e SPARE - Maria Paes Vasconcelos
15h45 ‐ 16h15: Palestra 3 - Optimização de sinergias em Saúde Escolar – ligação/comunicação entre diversos parceiros: escola, centro de saúde, autarquias, faculdades.- Graça Cruz Alves
16h15 ‐ 16h45: Coffee‐Break
16h45 ‐ 17h30: Painel 4 ‐ Educar para o Optimismo - Manuela Carmona
Violência na Escola – Realidade Portuguesa - Susana Carvalhosa
Como intervir em conflitos familiares com adolescentes – Parentalidade- Georgina Maia
Definição de papéis relativos à intervenção na Saúde Mental na Escola – Comunicação entre a Escola e o Centro de Saúde - Ricardo Gusmão
17h30 ‐ 18h: Palestra 4 – Segurança Rodoviária - Gregória Paixão von Amann
18h10 – 18h30: Cerimónia de entrega do Prémio ao melhor Projecto de Boas Práticas em Saúde Escolar.- Sandra Torres, Miguel Camões, Paula Castro, Isabel Paiva, Gregória von Amann
18h30 – Sessão de Encerramento

Dia 7 de Abril de 2011, quinta-feira
Workshop 1: Monitorização da Actividade Física na Idade Pediátrica- Luísa Aires
Workshop 2: Saúde Escolar: Dinâmicas de uma Formaçã- Fernanda Paula Leal

Inscrição:

A inscrição no II Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar pode ser efectuada online.

Para esclarecimento de dúvidas relacionadas com o processo de inscrição poderá contactar:
- spese2010@gmal.com
- telefone: 960462398

Contactos:
Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar
Rua José Joaquim Ribeiro Teles nº 323

escritório F.
Ermesinde
4445-485 Porto
Portugal
Telm.: 960 462 398

IV ENCONTRO SOBRE MAUS TRATOS, NEGLIGÊNCIA E RISCO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA‏

IV ENCONTRO SOBRE MAUS TRATOS, NEGLIGÊNCIA E RISCO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
‏21 e 22 de Outubro de 2011 Fórum da Maia

Apela-se ao envio de propostas de resumos para participação no IV Encontro sobre Maus-tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência, organizado pela ASAS (Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso), a decorrer no Fórum da Maia, nos dias 21 e 22 de Outubro de 2011.

Enquadramento

O IV Encontro sobre Maus-tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência, na sequência dos três encontros anteriores, tem por objectivo reflectir e aprofundar o debate interdisciplinar entre investigadores/as, responsáveis institucionais e profissionais, no maior número possível de aspectos relacionados com os maus-tratos, negligência e risco, na infância e na adolescência. Tal como nos encontros anteriores, este IV Encontro contará com especialistas e com profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social , Direito, Medicina Legal e Saúde Mental entre outras. O encontro tem como destinatários psicólogos(as), Assistentes Sociais, Juristas, Médicos(as), Profissionais de instituições de acolhimento de menores, Profissionais de Comissões de Protecção de Menores, estudantes, etc.

Neste IV Encontro, para além das áreas e modalidades que têm caracterizado os encontros anteriores, haverá uma maior aposta em dois aspectos fundamentais: (1) a internacionalização, através da apresentação de comunicações por especialistas estrangeiros e (2) o reforço da apresentação de trabalhos de investigação a decorrer no país e/ou no estrangeiro.

Submissão das propostas de resumo (poster ou comunicação oral)

Aceitam-se propostas de poster ou de comunicação oral em qualquer das áreas temáticas do Encontro (genericamente, maus-tratos, negligência e risco na infância e adolescência):

As propostas de resumos (em português ou inglês) devem ser enviadas para o e-mail maria.do.ceu.brandao@asassts.com até 15 de Março 2011, obedecendo à seguinte estrutura:

Ø Título

Ø Nome do/a autor/a ou autores/as

Ø Resumo de 200-300 palavras

Ø 3 Palavras-chave

Ø Área temática em que se inscreve

A aceitação das propostas será comunicada, por email, até 30 de Abril de 2011. As comunicações seleccionadas pela Comissão Científica poderão ser alvo de publicação em Actas. Para o efeito, o envio dos textos completos/ artigos deverá fazer-se até 30 de Junho de 2011.
Pela Comissão Organizadora

João A. Lopes
Escola de Psicologia
Universidade do Minho

ASAS
Maria do Céu Brandão
ASAS
Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso
Rua Dr. Carneiro Pacheco, 458
4780-446 Santo Tirso
Tel: 252830830
Fax: 252830839
Endereço Electrónico Geral: asas@asassts.pt

IV Seminário Internacional do CESSS: 26 e 27 de Maio 2011‏

Mais informações: