
O blog do Grupo das Relações Internacionais da Associação dos Profissionais de Serviço Social APSS, tem por objectivo contribuir para a organização dos assistentes sociais informando sobre as suas actividades nacionais e internacionais divulgando reflexões críticas e documentadas
quarta-feira, 17 de junho de 2009
segunda-feira, 15 de junho de 2009
ESTÁGIO EM BARCELONA
Nascido de um projecto do Serviço Social do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este Estágio profissional em instituições de referência na saúde em Barcelona, teve como objectivos:
Apreender novos modelos de Intervenção Social;
Conhecer novas formas de organização dos Cuidados Sociais;
Identificar novas Respostas Sociais.
O estágio permitiu a três Assistentes Sociais
23 Fevereiro 2009 – Hospital General de l`Hospitalet
24 Fevereiro 2009 – Institut Guttmann

25 Fevereiro 2009 – Hopital Vall d`Hebrón

26 Fevereiro 2009 – Hospital Sant Joan de Deu
27 Fevereiro 2009 – Colégio Oficial de Diplomados en Trabajo Social y Assistentes Sociales de Catalunha.
Em cada instituição teve lugar uma reunião com as Coordenadoras dos referidos hospitais, onde foi transmitido:
A organização da unidade de saúde;
A intervenção social, a metodologia utilizada e a distribuição dos assistentes sociais na organização;
A legislação referente ao Sistema de Saúde e Protecção Social.
Seguidamente e com a responsável do sector tivemos a oportunidade de conhecer os assistentes sociais que se encontram nos diferentes serviços da unidade hospitalar, bem como perceber o trabalho dos colegas junto do utente/ família, equipa multidisciplinar e articulação com a comunidade.
Na visita realizada em cada uma das unidades de saúde foi-nos possível observar os espaços físicos, assim como inter-agir com os profissionais das equipas multidisciplinares.
Na nossa opinião o referido estágio revelou-se pertinente na medida em que foi possível apreender a intervenção social no contexto socioeconómico da Catalunha, bem como perceber algumas políticas sociais, nomeadamente a legislação aplicada à deficiência.
Na legislação referente à pessoa portadora de deficiência foi-nos apresentada a Lei de Dependência de 16 Julho 2008, que permite uma maior amplitude de protecção e promoção da autonomia pessoal.
O sistema de saúde Espanhol consigna e aplica a gratuitidade nas ajudas técnicas consideradas essenciais à autonomia e qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, nomeadamente cadeiras de rodas eléctricas.
Outro aspecto que consideramos relevante é o facto da organização das unidades de saúde e do próprio sistema de saúde permitirem uma articulação efectiva com a comunidade. Esta realidade facilita o encaminhamento das situações consoante uma escala de dependência e do contexto social do utente. Assim sendo, verificamos que não existem situações de alta clínica protelada porque a comunidade dispõe de recursos adequados às diferentes situações.
Da observação das diferentes unidades de saúde podemos verificar que para além da intervenção individual e familiar é utilizada com grande expressão a intervenção terapêutica em grupo.
Deste estágio retiramos como mais valia o facto da maioria dos procedimentos referentes à intervenção social estar protocolada. Da experiência vivenciada pelas colegas, constatamos que os protocolos aumentam a eficácia e eficiência da intervenção, assim como salvaguardam os interlocutores envolvidos no processo de reabilitação (utentes/ Instituição).
Esta experiência foi bastante enriquecedora em termos profissionais e pessoais, pois permitiu observar a intervenção social em meio hospitalar, em instituições de referência na região da Catalunha e com uma realidade socioeconómica diferente.
Para finalizar, queremos mais uma vez expressar os nossos agradecimentos aos nossos “companheiros” espanhóis pela forma como fomos acolhidos, bem como à responsável das Relações Internacionais da APSS, Dra. Cristina Martins, por toda a sua disponibilidade e apoio neste processo.
* Celina Dias
* Graça Sobral
* Liliana Sousa
Assistentes Sociais no Centro de Medicina de Reabilitação Alcoitão – SCML
Março de 2009
terça-feira, 9 de junho de 2009
PRÉ-CONFERÊNCIA "DIREITOS HUMANOS NO ENSINO E NAS PRÁTICAS"
Pré-Conferência “Direitos Humanos no Ensino e nas Práticas”Conferência da ENSACT
Dubrovnik, 26 de Abril 2009
Esta Pré-Conferência realizou-se no seguimento do que ficou acordado em Março de 2007, numa primeira reunião que teve lugar durante a Conferencia Europeia da FIAS em Parma, entre colegas de escolas de Serviço Social, e de alguns serviços. Este encontro deixou em aberto a ideia de se criar uma rede europeia direccionada para a relevância dos Direitos Humanos na formação e práticas dos Assistentes Sociais.
Está em causa hoje, um conjunto de desafios para a intervenção de Serviço Social no âmbito da violação dos Direitos Humanos que exige uma reflexão, debate e formação adequada neste campo. Reconhece-se o papel de docentes, interventores, especialistas e estudantes, como muito pertinente neste processo.
Ruth Stark Comissária da FIAS para os Direitos HumanosEsta Pré–Conferência contou com 9 apresentações cujos autores se dedicam ao estudo, docência e prática, numa intervenção para os Direitos Humanos, assim como com um grupo de estudantes de uma escola alemã, que apresentaram a sua perspectiva do ensino - aprendizagem sobre esta matéria.
Da parte dos organizadores procurar-se-á em próximas etapas, alargar-se este debate e construírem-se estratégias conjuntas para um melhor contributo na abordagem e concretização dos DH e tendo em conta os vários debates subjacentes à sua realização.
Em www.ensact.eu/conferences/index.phd pode aceder-se aos respectivos documentos da Pré– Conferència.

Representante para os Direitos Humanos da FIAS Europa
e Membro da Comissão Organizadora da Pré-Conferência
Graça Maria André
gandre@net.sapo.pt
05/06/2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
GRAÇA ANDRÉ RENOMEADA REPRESENTANTE PARA OS DIREITOS HUMANOS DA FIAS EUROPA NA ÚLTIMA REUNIÃO DE DELEGADOS

Tradução portuguesa do Manual “Serviço Social e os Direitos da Criança. Um Manual de Formação sobre a Convenção das Nações Unidas”
Aproveitando-se a oportunidade da presença desta representante na Conferência Mundial da FIAS, em S. Salvador (Agosto de 2008), foram estabelecidos alguns contactos internacionais com vista à divulgação da tradução portuguesa deste documento.
Alguns dos exemplares foram entregues em mãos à direcção do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para serem distribuídos em todos os Conselhos Regionais desta organização profissional dos Assistentes Sociais brasileiros.
Foram ainda estabelecidos contactos em S. Salvador com uma colega da direcção da Escola de Serviço Social de Luanda, para futura divulgação. Neste momento estão em curso diligências para os melhores contactos para o seu envio para Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Guiné e Cabo Verde. A partir da nossa proposta poderá vir a ser possível a emissão do documento on-line, a partir do site do editor português, Casa Pia de Lisboa, e também pelo interesse manifestado pelos Assistentes Sociais portugueses em acederem ao Manual.
Rede Global para os Direitos Humanos
Durante a “Poster Session” da Conferencia Mundial de S. Salvador e em colaboração com a Comissária Mundial para os Direitos Humanos da FIAS, Ruth Stark, com vista à construção de uma Rede Global para uma intervenção para os Direitos Humanos, foi possível recolherem-se os contactos de colegas da América Latina que aí apresentaram as suas pesquisas e projectos, numa intervenção direccionada para a promoção dos Direitos Humanos da população alvo. Estes colegas mostraram interesse em prosseguir outros contactos no contexto de uma rede global, para troca de experiências e percursos históricos das diferentes práticas profissionais, tendo em conta a relevância atribuída aos Direitos Humanos na sua intervenção.
Pré – Conferência : “Direitos Humanos no Ensino e nas Práticas” Dubrovnik, 26 de Abril de 2009, 10.00-18.00h
A ideia desta Pré – Conferência nasceu após a Conferência Europeia da FIAS, realizada em Março de 2007, em Parma, onde colegas de Escolas de Serviço Social e de Serviços Sociais, em mesa redonda, debateram a relevância dos Direitos Humanos (DH) nos curricula de formação dos Assistentes Sociais. A reunião terminou com a ideia de se iniciar uma Rede Europeia sobre “ O Ensino e as Práticas dos Assistentes Sociais direccionadas para os Direitos Humanos”.
Em Outubro de 2008, em Berlim, quando da realização de um dos Seminários sobre “ Padrões para uma Prática direccionada para os Direitos Humanos” (Projecto Europeu da FIAS 2008), esta representante, que participou como membro da APSS apoiada pela FIAS-EU, teve oportunidade de reunir com Prof. Dra. Sílvia Staub – Bernasconi e Prof. Dr. Hans Walz, que lideraram o grupo de trabalho de Parma. Foi possível analisar-se e debater-se os aspectos mais importantes e pertinentes para a preparação desta Pré- Conferencia, tais como tópicos mais importantes com vista a uma futura rede para o ensino e prática em Serviço Social, direccionadas para os DH, participantes a convidar, estratégias de divulgação, logística e próximas etapas de mediação com a FIAS–EU.
Aproveitando ainda a presença da Presidente da Associação dos Assistentes Socais da Croácia no Seminário de Berlin, foi possível solicitar-lhe a divulgação desta Pré– Conferência junto de estudantes e profissionais da Croácia, (evento de ingresso gratuito). Solicitou-se ainda a mediação (pessoa de contacto) junto da organização da Conferencia Europeia (Different Legacies and Common Challenges? Dubrovnik 26 – 29 Abril 2009) para a divulgação no site desta Conferência Europeia. da ENSACT (European Network of Social Action ).
Já em Lisboa quando da reunião do Comité Executivo da FIAS-EU (Janeiro de 2009), foi possível nova reunião com a Presidente da Associação dos Assistentes Sociais da Croácia para confirmação de algumas diligencias acordadas, sobre a divulgação, condições de inscrição e articulação com a organização da Conferencia Europeia.
Graça Maria André
gandre@net.sapo.pt
22 / 03 / 2009
quarta-feira, 3 de junho de 2009
MANIFIESTO "TRABAJO SOCIAL ANTE LA CRISIS"



quinta-feira, 21 de maio de 2009
CAMINHAR PELA ORDEM DOS ASSISTENTES SOCIAIS (SERRA DA LOUSÃ) - 6 DE JUNHO DE 2009


A receita desta iniciativa reverterá para o Fundo do Processo de Constituição da Ordem dos Assistentes Sociais.
Participe e divulgue!
Contamos consigo…
Delegação Regional do Centro da A.P.S.S.
terça-feira, 19 de maio de 2009
LIVRO INTERVENÇÃO EM REDE

Já o encontram nas livrarias, mas também o podem encomendar no site da Imprensa da Universidade de Coimbra (ou aqui, nas informações gerais encontram os pontos de venda, havendo também distribuição para a FNAC e Bertrand) (Email: livrariaiuc@ci.uc.pt).
Em Coimbra encontram-no facilmente na livraria ao pé das escadas monumentais…
Brevemente encontram o índice e excertos no GoogleBooks, enquanto tal não acontece, ficam com a tabela dos conteúdos:
Introdução