As Alunas Patrícia Lourdes de Lima Correia e Meire da Silva Queroz do curso de Serviço Social 6ª semestre da Anhanguera Uniderp Interativa de Glória de Dourados estão desenvolvendo o “Projeto Incentivo ao Aleitamento Materno” juntamente com Hospital Evangélico – Unidade Hospital da Mulher de Dourados.Segundo as alunas o projeto visa mostrar através de palestras a importância do aleitamento materno e a forma correta de amamentar, que a maiorias das mães desconhecem estas informações. O evento contou com o apoio da prefeitura de Glória de Dourados.
A Secretária de Saúde de Glória de Dourados Drª Lucimar dos Santos agradeceu em nome do prefeito Arceno que não pode estar presente, a todas as funcionárias da saúde que estiveram marcando presença na palestra também agradeceu a Nutricionista Tailci Cristina e a Assistente Social Adriana por vir a Glória de Dourados para passar um pouco do conhecimento que elas têm a todas as funcionárias da saúde para repassar a comunidade gloriadouradense no seu dia-a-dia de trabalho.
Lucimar também enalteceu o trabalho das alunas no projeto salientando a importância que elas terão no futuro não só para Glória de Dourados, mas para onde estiver trabalhando. Esteve palestrando Tailci Cristina da Silva – Nutricionista responsável pelo Banco de Leite Humano “Hilda Bergo Duarte” da cidade de Dourados e também esteve acompanhado a palestrante a orientadora das alunas a Assistente Social Adriana do Hospital da Mulher Dourado/MS.
Segundo Tailci muitas mães amamentam outras crianças em razão de ter mais leite o chamado (aleitamento cruzado) que isto não é permitido de forma alguma; cada criança vai crescendo e recebe o leite adequado com a sua idade, ou seja, vai passando por transformações de acordo com a idade do bebê recebendo os nutrientes adequados com a fase da criança e além de que existem algumas mães que pode ter alguma doença e através do leite podem transmitir a doença à criança que esta sendo amamentada. Tailci orientou todos os meios e formas corretas de como a mãe tem que proceder na hora da amamentação, destacou que qualquer mulher que esteja amamentando e em boas condições de saúde, com leite excedente podem ser doadoras. Que no cadastro do banco de leite, são solicitados exames como específicos para HIV, sífilis e hepatite.
Após a avaliação, as mães são orientadas sobre como proceder à ordenha do leite. A coleta pode ser realizada tanto no Banco de Leite como na casa da doadora, conforme orientações recebidas. “Após a coleta, os frascos devem ser armazenados no congelador.
Depois de coletado, o leite é submetido a exames específicos, valor calórico e acidez. Após as análises, o produto é pasteurizado a uma temperatura de 62,5 graus, depois de feito os exames bacteriológicos e somente após os resultados o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses.
A Nutricionista informou durante a palestra que todas as mães têm condições de amamantar o que ocorre com muitas mães é a falta de informação e de como proceder na hora da amamentação, segundo Tailci o leite é a melhor vacina que uma mãe pode dar ao seu filho. O leite materno do banco de leite é indicado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo ou quando a mãe, por algum problema de saúde, não pode amamentar o filho, sempre sob prescrição médica ou de nutricionista.
Segundo informações das alunas Meire e Patrícia é possível ver a dedicação no trabalho e o amor dedicado a cada criança, a cada mãe, no Hospital Evangélico e no Hospital da Mulher ao final da palestra elas agradeceram a todos as pessoas que apoiaram esta iniciativa.
http://www.fatimanews.com.br/canais/noticias/?id=107934
O blog do Grupo das Relações Internacionais da Associação dos Profissionais de Serviço Social APSS, tem por objectivo contribuir para a organização dos assistentes sociais informando sobre as suas actividades nacionais e internacionais divulgando reflexões críticas e documentadas
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
terça-feira, 5 de outubro de 2010
II CONGRESSO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Está disponível o regulamento para submissão de comunicações livres para o II Congresso Nacional de Serviço Social para comunicações orais e comunicações em poster. Consulte-o em www.apross.pt
Etiquetas:
II CONGRESSO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
domingo, 27 de junho de 2010
GRINAPSS COLABORA EM INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS INGLESES NA CASA PIA DE LISBOA
Intercâmbio Internacional -Visita à Casa Pia de Lisboa de Técnicos Ingleses
Por Intermédio do Comité Executivo da Federação Internacional dos Assistentes Sociais – Europa (www.ifsw.org) na pessoa de Cristina Martins, e de colaboração com o Grupo das Relações Internacionais da Associação dos Profissionais de Serviço Social (www.grinapssinforma.blogspot.com), na pessoa de Graça André, foi solicitado à Casa Pia de Lisboa uma visita com vista a um intercâmbio com um grupo de interventores sociais do Reino Unido.
Tratava-se de um grupo de 5 profissionais na área da intervenção social (assistentes sociais e formadores) com trabalho na área dos recursos destinados a crianças e jovens, sendo aqueles, profissionais pós-graduados pela Universidade de Southhampton, na área dos Recursos Humanos, Desenvolvimento e Mudança Social. Os visitantes foram Paula Warrilow (que liderou o grupo), Linze Dawn, Sean Cullen, Hayley Corbelt e Joe Dears.
Conforme o solicitado e disponibilidade da organização, realizou-se no passado dia 10 de Março, uma visita ao Centro Educativo e de Desenvolvimento (CED) de Santa Clara - Lar J.J Aguiar ( Ajuda ). Para conhecimento da oferta educativa, foi promovida uma reunião com membros da equipa de trabalho, em que participaram o Educador e Assessor Paulo Videira, as Psicólogas Zélia Barroso e Sandra Mourisco e as Assistentes Sociais Paula Farinha e Lúcia Fernandes, sendo apresentadas e debatidas as seguintes temáticas:
- a competência e formação desses técnicos;
- reflexão sobre a mudanças (e impactos ) nas organizações desta natureza .
A visita foi organizada e acompanhada pela socióloga da Unidade de Planeamento e Gestão Estratégica da Casa Pia de Lisboa, Luísa Ferreira, que também colaborou no domínio da língua inglesa.
Além da satisfação manifestada pelos visitantes e dos técnicos da CPL, pela oportunidade da troca de experiencias e conhecimentos, ficaram em aberto hipóteses de futuros intercâmbios e projectos conjuntos, assim como a divulgação das experiencias de trabalho entre os dois países na área dos recursos humanos, desenvolvimento e mudança organizacional no campo especifico das respostas organizacionais para crianças e jovens.
GRINAPSS
NETWORKS OF SOCIAL WORKERS 7-13 NOVEMBER 2010, BUDAPEST
"Networks of Social Workers”
A week of international meeting, discussion, and practical experiences
7-13 November 2010., Budapest
· Take an intellectual vacation
· Attend a free professional week in Budapest
· Meet new people from Vienna, Berlin, Frankfurt am Main, Lisbon, Florence and Košice.
· Make new personal and professional connections
· Attandance is for free
· You have to bring your interest in discussing and learning more about social care and welfare in Europe.
"Networks of Social Workers” is a professional event on the ideas of social care and social welfare hosted by the Alliance of Social Professionals (3sz) and the Municipality of Budapest. It is a great opportunity to add some international perspective to your job.
Applicants over 18 are welcome from any of the above mentioned twin-cities of Budapest. There is no cost to attend – 3sz provides housing, meals and local transportation cost, but you have to arrange your travel to Budapest and back.
The professional program consists of visiting three social institutes in Budapest , where you will be involved in the institutes’ every day life for more practical experiences. You will also take part of a two day open conference called SzocExpo” (Social Expo - the biggest exhibition of social professionals in Hungary ) including workshops where you will share your experiences and knowledge with each other.
Last but not least you will have the opportunity to get to know other collagues from all over Europe working in the field of social care and to spend a pleasant week in the wonderful city of Budapest .
The application deadline is 31st August 2010.
For more information, check out the following link:
Etiquetas:
BUDAPEST,
NETWORK OF SOCIAL WORKERS 7-13 NOVEMBER 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)
