sexta-feira, 6 de março de 2009

DIA MUNDIAL DO SERVIÇO SOCIAL 17 DE MARÇO DE 2009


DIA MUNDIAL DO SERVIÇO SOCIAL 2009 – PRESS RELEASE

Os Assistentes Sociais de todo o mundo juntam-se para celebrar o Terceiro Dia Mundial do Serviço Social a 17 de Março de 2009. Este evento anual, comemorado na terceira terça-feira de Março, visa realçar o contributo do serviço social na sociedade, como parte integrante dum diálogo contínuo com todos os parceiros, em como os desafios relacionados com as questões sociais são sentidas pelas comunidades.

O tema global para o Dia Mundial do Serviço Social é "Serviço Social e Desenvolvimento Social: A Agenda", e é iniciada pela Federação Internacional dos Assistentes Sociais (FIAS/IFSW), um órgão global de assistentes sociais de 90 países de todo o globo.

Nesta conferência estará em foco como podemos construir um serviço social e uma agenda de desenvolvimento social para a próxima década que enfrente os desafios com que a sociedade global se confronta e que assegure que a humanidade possa prosperar apesar dos tempos conturbados.

Palavras-chave para a conferência:

Juntos construímos a agenda;
Juntos enfrentamos os desafios;
Juntos prosperamos.

Vivemos em tempos conturbados com uma crise financeira global evidente e com grande escassez de alimentos em muitas partes do mundo em desenvolvimento. Preocupações de sustentabilidade tornam-se cada vez mais prementes à medida que assistimos à forma como as mudanças ambientais afectam a vida diária e futura de pessoas em diversas áreas.

Necessitamos de encontrar novas estratégias de intervenção para lidar com tudo isto. Como assistentes sociais acreditamos que é crucial que as sociedades garantam que os membros mais vulneráveis da comunidade estejam em foco nesta situação. Necessitamos de agir com solidariedade para garantirmos que os recursos sejam disponibilizados para todos.

O tema para o Dia Mundial do Serviço Social reflecte as preparações globais do grande evento de serviço social e desenvolvimento social a ter lugar em Hong Kong em Junho 2010 onde milhares de profissionais do terreno de todas as partes do mundo são esperados para participarem na Conferência Mundial de Serviço Social e Desenvolvimento Social. A conferência é organizada numa cooperação conjunta entre a Associação Internacional das Escolas de Serviço Social, o Conselho Internacional de Acção Social e a Federação Internacional dos Assistentes Sociais com oito parceiros profissionais de Hong Kong.
O Serviço Social tem contribuído e contribui significativamente na resposta às mudanças económicas e sociais e no apoio a pessoas vulneráveis e comunidades. O Serviço Social promove o bem-estar social de indivíduos, grupos e comunidades, facilita a coesão social em períodos de mudança, apoiando e protegendo os membros mais vulneráveis da comunidade e trabalhando em parceria com os serviços de utentes, utentes, comunidades e outras profissões.

Os assistentes sociais apoiam indivíduos, famílias e comunidades que estão em desvantagem para enfrentarem os desafios e operarem mudanças positivas nas suas vidas. Estes são tempos de grandes impactos sociais em todas as comunidades. A profissão de serviço social tem sempre sido flexível face à mudança social, afirma o Presidente David N. Jones da FIAS.
Os assistentes sociais dão um contributo essencial à promoção da coesão social, tanto através duma intervenção preventiva como nas respostas aos problemas sociais. O trabalho social é portanto um investimento no actual bem-estar e futuro das nossas comunidades.

A Federação Internacional de Assistentes (FIAS) tem sido desde a sua constituição em 1928 o organismo representativo dos assistentes sociais globalmente. Actualmente a FIAS representa associações de profissionais de serviço social em 90 países com um total de mais de 740.000 assistentes sociais membros. Tem um estatuto especial consultivo no Conselho Económico e Social, Nações Unidas e UNICEF. Também desenvolve trabalho com a Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial da Saúde, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e Programa das Nações Unidas para a SIDA entre outros.

Sem comentários: