segunda-feira, 8 de junho de 2009

GRAÇA ANDRÉ RENOMEADA REPRESENTANTE PARA OS DIREITOS HUMANOS DA FIAS EUROPA NA ÚLTIMA REUNIÃO DE DELEGADOS


Graça André foi renomeada Representante para os Direitos Humanos da FIAS Europa na última Reunião de Delegados da FIAS Europa, que decorreu de 24 a 26 de Abril de 2009 em Dubrovnik, na Croácia.

Divulgamos aqui o seu Relatório de Actividades apresentado na Reunião.
RELATÓRIO DE ACTIVIDADE

Tradução portuguesa do Manual “Serviço Social e os Direitos da Criança. Um Manual de Formação sobre a Convenção das Nações Unidas”

Aproveitando-se a oportunidade da presença desta representante na Conferência Mundial da FIAS, em S. Salvador (Agosto de 2008), foram estabelecidos alguns contactos internacionais com vista à divulgação da tradução portuguesa deste documento.
Alguns dos exemplares foram entregues em mãos à direcção do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para serem distribuídos em todos os Conselhos Regionais desta organização profissional dos Assistentes Sociais brasileiros.
Foram ainda estabelecidos contactos em S. Salvador com uma colega da direcção da Escola de Serviço Social de Luanda, para futura divulgação. Neste momento estão em curso diligências para os melhores contactos para o seu envio para Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Guiné e Cabo Verde. A partir da nossa proposta poderá vir a ser possível a emissão do documento on-line, a partir do site do editor português, Casa Pia de Lisboa, e também pelo interesse manifestado pelos Assistentes Sociais portugueses em acederem ao Manual.

Rede Global para os Direitos Humanos

Durante a “Poster Session” da Conferencia Mundial de S. Salvador e em colaboração com a Comissária Mundial para os Direitos Humanos da FIAS, Ruth Stark, com vista à construção de uma Rede Global para uma intervenção para os Direitos Humanos, foi possível recolherem-se os contactos de colegas da América Latina que aí apresentaram as suas pesquisas e projectos, numa intervenção direccionada para a promoção dos Direitos Humanos da população alvo. Estes colegas mostraram interesse em prosseguir outros contactos no contexto de uma rede global, para troca de experiências e percursos históricos das diferentes práticas profissionais, tendo em conta a relevância atribuída aos Direitos Humanos na sua intervenção.

Pré – Conferência : “Direitos Humanos no Ensino e nas Práticas” Dubrovnik, 26 de Abril de 2009, 10.00-18.00h

A ideia desta Pré – Conferência nasceu após a Conferência Europeia da FIAS, realizada em Março de 2007, em Parma, onde colegas de Escolas de Serviço Social e de Serviços Sociais, em mesa redonda, debateram a relevância dos Direitos Humanos (DH) nos curricula de formação dos Assistentes Sociais. A reunião terminou com a ideia de se iniciar uma Rede Europeia sobre “ O Ensino e as Práticas dos Assistentes Sociais direccionadas para os Direitos Humanos”.
Em Outubro de 2008, em Berlim, quando da realização de um dos Seminários sobre “ Padrões para uma Prática direccionada para os Direitos Humanos” (Projecto Europeu da FIAS 2008), esta representante, que participou como membro da APSS apoiada pela FIAS-EU, teve oportunidade de reunir com Prof. Dra. Sílvia Staub – Bernasconi e Prof. Dr. Hans Walz, que lideraram o grupo de trabalho de Parma. Foi possível analisar-se e debater-se os aspectos mais importantes e pertinentes para a preparação desta Pré- Conferencia, tais como tópicos mais importantes com vista a uma futura rede para o ensino e prática em Serviço Social, direccionadas para os DH, participantes a convidar, estratégias de divulgação, logística e próximas etapas de mediação com a FIAS–EU.
Aproveitando ainda a presença da Presidente da Associação dos Assistentes Socais da Croácia no Seminário de Berlin, foi possível solicitar-lhe a divulgação desta Pré– Conferência junto de estudantes e profissionais da Croácia, (evento de ingresso gratuito). Solicitou-se ainda a mediação (pessoa de contacto) junto da organização da Conferencia Europeia (Different Legacies and Common Challenges? Dubrovnik 26 – 29 Abril 2009) para a divulgação no site desta Conferência Europeia. da ENSACT (European Network of Social Action ).
Já em Lisboa quando da reunião do Comité Executivo da FIAS-EU (Janeiro de 2009), foi possível nova reunião com a Presidente da Associação dos Assistentes Sociais da Croácia para confirmação de algumas diligencias acordadas, sobre a divulgação, condições de inscrição e articulação com a organização da Conferencia Europeia.

Graça Maria André
gandre@net.sapo.pt
22 / 03 / 2009

Sem comentários: