quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ASSEMBLEIA GERAL 2008 FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS

Na foto: Portugal e Brasil (CFESS)
Divulgação do Manual "O Serviço Social e os Direitos das Crianças" pela Colega Graça André



A Assembleia Geral da FIAS realiza-se sempre de 2 em 2 anos em conjunto com a Conferência Mundial de Serviço Social, tendo este ano decorrido de 13 a 15 de Agosto em Salvador da Baía no Brasil.
Participaram 31 associações membros da Federação tendo estado 7 representadas por procuração.

Portugal esteve presente com 3 delegadas: a Presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS) Prof. Doutora Fernanda Rodrigues, Cristina Martins, membro do Grupo de Relações Internacionais da APSS (GRINAPSS) e Graça André também membro do GRINAPSS.

Novos Membros da FIAS
Entraram para novos membros da FIAS, as Associações de Assistentes Sociais dos seguintes países: Fiji, Libéria, Serra Leoa, África do Sul e Zâmbia. Líbia foi reintegrada após um longo tempo em que não fez parte da Federação.
Isto significa que a FIAS tem actualmente um número recorde de 90 países membros, no mundo inteiro.

Novos documentos da FIAS
Durante esta Assembleia foram apresentados vários novos documentos políticos nomeadamente sobre Saúde, Genocídio, Serviços de Reprodução Além Fronteiras, Envelhecimento e Idosos, que foram aprovados e que se encontram disponíveis para consulta no site da Federação.
Outros documentos sobre Pobreza e Mulheres foram também discutidos mas serão ainda alvo de mais debate e consulta.
Um documento sobre os Sem Abrigos na Europa será adaptado para a FIAS Global.

Foram apresentados os Relatórios de Actividade dos Representantes da FIAS nas Nações Unidas em Nova Iorque, Geneve, Nairobi e Viena.

Dia Mundial do Serviço Social
A FIAS iniciou a comemoração do Dia Mundial de Serviço Social em 2007, no seguimento da experiência bem sucedida do Dia da Acção do Serviço Social, que já se comemorava na Europa, bem como de outras celebrações nacionais que já se realizavam em muitos países.
No site da FIAS está bem patente que este evento se encontra bem consolidado por todo o mundo. Foi comemorado em 2008 conjuntamente com o Dia do Serviço Social nas Nações Unidas em Nova Iorque, que celebrou o seu 25º aniversário este ano.
Foi decidido na Assembleia que o Dia Mundial do Serviço Social passará a ser comemorado todos os anos na terceira Terça-Feira do mês de Março, tendo ficado acordado que o tema para os próximos 2 anos, será o tema da Conferência Mundial de 2010 de Hong Kong “Serviço Social e Desenvolvimento Social: A Agenda”.

A caminho de 2010
A Assembleia concluiu reconhecendo que tem uma grande e estimulante agenda para os próximos 2 anos que se desenvolverá até à próxima Conferência Mundial (10 a 15 de Junho) e Assembleia Geral em 2010 em Hong Kong.
A Conferência de 2010 será realizada em conjunto com a Associação Internacional das Escolas de Serviço Social (AIESS) e Conselho Internacional de Acção Social (CIAS).

Nos próximos 2 anos estas 3 organizações internacionais vão liderar um processo global com vista a dar um contributo na definição das prioridades para o Serviço Social e desenvolvimento social para a próxima década, consultando instituições globais e outros parceiros inclusive “Serviços de Utentes”.
Como parte integrante do processo, FIAS e AIESS farão algumas recomendações baseadas nas consultas em curso sobre a actual Definição Mundial de Trabalho Social e sobre os Princípios Mundiais de Ética em Serviço Social. Outros novos documentos também estarão para análise e consulta.

Outros assuntos
Na Assembleia Geral, a FIAS agraciou Elizabeth Horevitz dos Estados Unidos da América (EUA) com a bolsa de Eileen McGowan Kelly, bem como com a medalha de Andrew Mouravieff-Apostol a Carlos Eroles da Argentina e Terry Bamford do Reino Unido.
A bolsa de Eileen McGowan Kelly é dada com o intuito de estimular o interesse em Serviço Social Internacional, enquanto que a medalha de Mouravieff-Apostol é atribuída como forma de prestar homenagem a Assistentes Sociais que deram contribuições honrosas ao nível do Serviço Social Internacional, ao longo da sua vida.

Foi aprovada uma proposta no sentido de explorar uma maior cooperação futura com a organização internacional dos Educadores Sociais.

Conferências Regionais
Foram apresentadas na Assembleia, as Conferências Regionais que irão ter lugar no próximo ano respectivamente em Dubrovnik, Croácia, de 26 a 29 de Abril, em Tripoli, Líbia, de 3 a 5 de Maio e na Nova Zelândia de 10 a 13 de Novembro.

Eleições e nomeações
Fiona Robertson da Nova Zelândia foi reeleita Tesoureira. Charles Mbugua do Quénia e Nicolai Paulsen da Dinamarca continuam como Presidentes das Regiões África e Europa respectivamente, enquanto Jim Kelly dos EUA é o novo Presidente Regional para a América do Norte e John Ang da Singapura, o novo Presidente Regional para o Pacífico Asiático. Ivanete Salate Boschetti do Brazil é o novo “Member-at-Large” do Comité Executivo da FIAS para a América Latina e Caribe e Veronica Marsman do Canadá tem o mesmo cargo para a América do Norte.

Ruth Stark do Reino Unido foi nomeada Comissária para os Direitos Humanos e Richard Hugman da Austrália Comissário para a Ética. Gary Bailey dos EUA USA continua como Comissário para as Políticas.
A Assembleia Geral prestou homenagem aos Comissários cessantes, Elis Envall da Suécia, dos Direitos Humanos e Arne Groenningsaeter da Noruega, da Ética.

Os Representantes nas Nações Unidas continuam nos seus lugares:
Ellen Mouravieff-Apostol em Geneve, Michael Cronin em Nova Iorque, Charles Mbugua em Nairobi e Georg Dimitz em Viena.
Foram designados Terry Bamford do Reino Unido para a Amnistia Internacional, Suzanne Dworak-Peck dos EUA como Embaixadora da FIAS e Nigel Hall do Reino Unido para director do Jornal Internacional de Serviço Social.

Bob Lonne da Australia foi eleito como oficial das Eleições, ficando Buster Curson da Nova Zelândia e Suzanne Dworak-Peck dos EUA como suplentes.

Na foto: A Colega Graça Rafael, Presidente da Delegação Regional do Algarve juntou-se às delegadas portuguesas na Assembleia Geral

Sem comentários: