sexta-feira, 10 de outubro de 2008

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2007 DO GRINAPSS

As Relações Internacionais na APSS, a cargo do GRINAPSS (Grupo de Relações Internacionais da APSS) têm como principal objectivo: Promover e fortalecer as relações internacionais a nível profissional e académico.

Em 2007 a equipa do GRINAPSS manteve a seguinte constituição:
. Alfredo Henríquez- contacto para a América Latina em todas as áreas
. Cristina Martins – responsável pelo Grupo e contacto para a FIAS Europa e Global e Membro do Comité Executivo da FIAS Europa (First Deputy Member)
. Graça André- contacto para os Direitos Humanos da FIAS e ligação com as Escolas sobre as questões do Ensino em Serviço Social – Europa

O GRINAPSS continuou a desenvolver as acções a que se propôs no seu plano de acção para o triénio 2005-2007, tais como:

1.recebendo e divulgando a informação sobre Serviço Social a nível internacional
O blog do GRINAPSS continuou a ser um dos mais importantes veículos para atingir esse fim.

2.mantendo activa a comunicação internacional
Respondendo aos emails que nos foram chegando com pedidos de informação e/ou colaboração de diversa ordem.

3.mantendo um correspondente oficial na FIAS
A Colega Cristina Martins do GRINAPSS continuou como correspondente oficial na FIAS, divulgando iniciativas promovidas em Portugal, tais como eventos organizados pela APSS e toda e qualquer acção realizada no âmbito da promoção da profissão e com importância na área do Serviço Social, tendo enviado informação em forma de artigo para a European Social Worker.

4.participando nas reuniões de delegados da FIAS (europeias e globais)
A Colega Cristina Martins do GRINAPSS participou de 17 a 19 de Março de 2007, com a Colega Graça André, na Reunião de Delegados da FIAS Europa, que se realizou em Parma, Itália e onde foi eleita como First Deputy Member do Comité Executivo da FIAS-Europa.
Deu também início em 2007 à organização da próxima reunião de Delegados da FIAS Europa, que decorrerá de 16 a 18 de Maio de 2008 na cidade do Porto.

5.participando em grupos de trabalho internacionais
O Grupo do Sul da Europa e Mediterrâneo da FIAS – Europa, constituído em 2006 com o objectivo de estimular a troca de informação entre as associações que integram o grupo (Portugal, Malta, Espanha, França, Itália e Chipre) sobre educação, prática, métodos, etc., apoiando a participação activa dos seus elementos no seio da FIAS, reuniu mais uma vez em Parma, paralelamente à Reunião de Delegados, tendo sido discutidas várias hipóteses de acções a desenvolver no futuro, nomeadamente organização de visitas de estudo entre as respectivas associações profissionais.

6.participando nas actividades promovidas pela FIAS (comemorações, projectos, estudos, documentos, etc.):

6.1.Dia Mundial d@ Assistente Social
O GRINAPSS colaborou no primeiro Dia Mundial d@ Assistente Social realizado em 27 de Março de 2007, através da promoção e divulgação da iniciativa, tendo a Colega Cristina Martins integrado a Comissão Organizadora da Jornada Nacional promovida em Portugal para a comemoração do Dia.

A APSS promoveu uma Jornada Nacional para a Comemoração do Dia Mundial d@ Assistente Social, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos a 27 de Março de 2007, numa iniciativa conjunta com a Associação de Investigação e Debate em Serviço Social (AIDSS).

6.2.Projecto da FIAS Europa “Serviço Social Promovendo a Coesão Social”
O Relatório Final do Projecto, que contou com a colaboração de Portugal-APSS, aprovado na Reunião de Delegados europeia realizada em Parma de 17 a 19 de Março de 2007, foi divulgado pelo GRINAPSS no seu blog.

6.3.Estudo Europeu “O Stress e o Burnout nos Assistentes Sociais”
A Colega Cristina Martins colaborou no estudo promovido pela Associação Nacional Francesa de Assistentes Sociais (ANAS) através de resposta a questionário e entrevista realizada via telefone.
A ANAS fora designada pelo Observatório da Pobreza do seu país para realizar um survey europeu sobre o stress, esgotamento e burnout dos Assistentes Sociais, que estão habitualmente envolvidos directamente no terreno com as populações mais vulneráveis, em situação de precariedade, pobreza e exclusão social. Esta investigação representou uma importante oportunidade não só para a recolha de novos dados comparativos sobre o trabalho social mas também sobre as políticas públicas face à pobreza e exclusão social. Os resultados finais deste estudo foram já publicados no blog do GRINAPSS.

O resultado deste estudo vai ser apresentado pela ANAS na próxima Reunião de Delegados da FIAS Europa no Porto, por sugestão efectuada pela Colega ao Comité Executivo Europeu.

6.4. “IFSW Meeting the United Nations Committee on the Rights of the Child”
A Colega Graça André enviou um contributo escrito sobre os Direitos das Crianças, respondendo ao que nos fora solicitado pela FIAS Global, de forma a colaborar para um documento final que tenha em conta as realidades dos vários países membros da Federação sobre a matéria.

6.5. “Standards for Social Work Meeting Human Rights”
A Colega Graça André ficou responsável pela colaboração no novo Projecto da FIAS – Europa, na qualidade de contacto para os Direitos Humanos, tendo sido inclusive sua sugestão esse tema, durante a realização de trabalhos de grupo na Reunião de Delegados de Parma para apresentação de propostas de temas para o novo projecto da FIAS
Europa. O tema veio a ser escolhido pelo Comité Executivo Europeu da FIAS estando prevista a realização dum workshop durante a próxima Reunião de Delegados europeia no Porto para dar início ao trabalho no Projecto. Já foi solicitada também a resposta a um questionário preliminar no âmbito deste Projecto.

7.incentivando e promovendo intercâmbios associativos internacionais
Neste contexto foram renovados contactos com algumas Associações, estando já agendada uma Visita de Estudo de Assistentes Sociais francesas da Association Nationale des Assistants de Service Social (ANAS) para Maio de 2008 na cidade do Porto, a Serviços de Protecção à Criança.

8.desenvolvendo esforços no sentido de garantir a presença dos profissionais e estudantes portugueses em eventos regionais e mundiais

8.1.Conferência Mundial de Serviço Social
O GRINAPSS desenvolveu um protocolo com a agência de viagens GEOTUR para assegurar uma grande participação portuguesa na próxima Conferência Mundial de Serviço Social que será no Brasil de 16 a 19 de Agosto de 2008 na cidade de Salvador, do estado da Bahia, o qual foi publicitado no seu blog.



Grupo de Relações Internacionais da APSS

Sem comentários: