sexta-feira, 10 de outubro de 2008

“O SERVIÇO SOCIAL E OS DIREITOS DA CRIANÇA – UM MANUAL DE FORMAÇÃO SOBRE A CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS”

A Casa Pia de Lisboa é responsável pela edição portuguesa do documento da Federação Internacional dos Assistentes Sociais (FIAS) “Social Work and the Rights of the Child- A Professional Training Manual on the UN Convention”- IFSW.

O Manual foi lançado no Seminário “Direitos das Crianças e Intervenção. Que competências?”, organizado pela Casa Pia e outras Instituições, que decorreu de 23 a 24 de Abril de 2008 no Centro Ismaili em Lisboa.

Ruth Stark, representante da FIAS Europa para os Direitos Humanos da FIAS Global e a Presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social Professora Doutora Fernanda Rodrigues, apresentaram a obra com a moderação de Graça André, Assistente Social da Casa Pia e membro do GRINAPSS.

Graça André participou na revisão técnica do Manual juntamente com Ana Cruz Laje e Ivone Monteiro do Instituto da Segurança Social, Rosa Clemente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Rosa Tomé do Instituto Superior Miguel Torga e Aida Ferreira da Associação dos Profissionais de Serviço Social.

Para adquirir o livro dirijam o seu pedido à Presidente do Conselho Directivo da Casa Pia de Lisboa, Dr.ª Maria Joaquina Madeira – Serviços Centrais – Casa Pia de Lisboa – Av. Restelo nº 1, Lisboa.



Plataforma "Para a Cidadania das Crianças"

Foi apresentada uma proposta para a constituição de uma Plataforma a partir da iniciativa conjunta da Casa Pia de Lisboa, Instituto da Segurança Social – Centro Distrital de Lisboa, Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Prevê-se vir a envolver as organizações da região de Lisboa, que intervêm no âmbito da problemática das Crianças e Jovens em risco ou perigo, com vista a melhorar-se as competências dos agentes com referência aos Direitos das Crianças conforme consignados na convenção das Nações Unidas.

Sem comentários: