sábado, 11 de outubro de 2008

REUNIÃO DOS DELEGADOS DA FIAS, REGIÃO EUROPA- PORTO, MAIO 2008

De 16 a 18 de Maio de 2008 decorreu no Porto, Portugal, mais uma reunião dos delegados da Federação Internacional dos Assistentes Sociais (FIAS) Região Europa.
Portugal foi um dos 21 países presentes bem como a Alemanha, Áustria, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Lituânia, Malta, Noruega, Reino Unido, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça e Turquia. Sérvia também esteve presente na qualidade de observador, porque ainda não entrou para a Federação o que se prevê para breve.
Uma reunião de 3 dias com 26 pontos em agenda, com uma enorme representatividade dos países membros e com um número recorde de 70 participantes.

A reunião iniciou-se com um discurso de boas vindas da Associação de Profissionais de Serviço Social, proferido pela Presidente da APSS, Professora Doutora Fernanda Rodrigues, momento formal mas emotivo e belo, dado que teve como música de fundo a Grândola de José Afonso. Após a aprovação da acta da última reunião de Parma realizada em Março de 2007, foram apresentados, discutidos e aprovados os relatórios de actividades do Comité Executivo para 2007/2008, do Comité Permanente para os Assuntos Europeus, dos Representantes para o Conselho da Europa, do Comité Europeu para os Direitos Humanos, dos Representantes noutras organizações como a ENSACT e Comités Globais dos Direitos Humanos e Ética.

Também foram apresentados, discutidos e aprovados os relatórios de contas 2007 e planos de acção e orçamentos para 2008/2009.

A APSS considerou como prioritárias algumas acções apresentadas no plano e manifestou o seu compromisso para um maior envolvimento e colaboração nacional ao nível do novo Projecto da FIAS Europa, para o qual está designada a Colega Graça André como pessoa responsável, do trabalho com a União Europeia que ficou sobre a responsabilidade da Professora Doutora Fernanda Rodrigues, tendo também a APSS manifestado um particular interesse em colaborar na revisão da Definição de Serviço Social, assunto que será discutido na próxima Assembleia Mundial que decorrerá no Brasil.

Projecto da FIAS Europa: “Standards for Social Work Meeting Human Rights”
Foram apresentadas as linhas gerais para o Projecto que está ainda numa fase inicial. Aguardam-se ainda os questionários preenchidos por todos os países europeus, que foram recentemente enviados.
Seguidamente realizar-se-ão workshops em vários países para dar continuidade ao trabalho neste projecto. Estudo Europeu “O Stress e o Burnout nos Assistentes Sociais”
A ANAS, Associação Nacional de Assistentes Sociais de França apresentou os resultados deste estudo para o qual fora designada pelo Observatório da Pobreza do seu país para realizar um survey europeu sobre o stress, esgotamento e burnout dos Assistentes Sociais, que estão habitualmente envolvidos directamente no terreno com as populações mais vulneráveis, em situação de precariedade, pobreza e exclusão social. Esta investigação representou uma importante oportunidade não só para a recolha de novos dados comparativos sobre o trabalho social mas também sobre as políticas públicas face à pobreza e exclusão social. Os resultados finais deste estudo foram já publicados no blog do GRINAPSS.
Portugal colaborou neste estudo bem como mais 8 países da Europa e foram recebidos pela ANAS um total de 35 questionários. Dia Mundial de Serviço Social
Foi referido pelo Presidente da FIAS Global, David Jones, que também participou nesta reunião, que a comemoração do DMSS decorreu com enorme sucesso em 2008, já que 36 países assinalaram a data com acções nacionais. O dia foi também celebrado nas Nações Unidas com 900 participantes.
A FIAS global já determinou que se passe a comemorar anualmente o Dia Mundial do Serviço Social na 3ª Terça-feira do mês de Março, pelo que o próximo está já agendado para 17 de Março de 2009.
Os temas para 2009 e 2010 serão discutidos e aprovados na Assembleia Mundial no Brasil.

Ordem dos Assistentes Sociais de Portugal
A APSS apresentou como ponto de agenda nesta reunião, uma proposta à FIAS Europa de Suporte à Nova Regulamentação da Organização Profissional dos Assistentes Sociais de Portugal (ORDEM) que foi unanimemente aprovada, o que contribuirá para o reforço da luta neste processo, pois contamos com o apoio de toda a Europa. Foi manifestado pelo Presidente da FIAS Global, David Jones um grande apoio e reconhecimento relativamente ao processo, tendo sugerido que a mesma proposta seja apresentada na próxima Assembleia Mundial no Brasil.

Eleições
Entraram 2 novos elementos para o Comité Executivo da FIAS Europa, Cristina Martins de Portugal e Veronique Barré da França. Foram também eleitos a Representante para o Conselho da Europa, Gabriele Stark-Angermeier, a Representante para os Direitos Humanos, Ruth Stark, a Representante para a Comissão de Ética, Dalija Snieskiené e o Oficial Europeu para as Eleições, John Brennan.

A reunião decorreu com enorme sucesso e terminou com uma saudação ao futuro da FIAS Europa, com um brinde de vinho do Porto. De referir ainda que a reunião contou com um momento social, um jantar oferecido a todos os participantes no Restaurante Barão de Fladgate nas Caves Taylor’s, antecedido duma visita às caves e prova de vinho do Porto.Como animação musical um grupo de músicos (Luís Pedro Madeira, Jorge Queijo, Gonçalo Leonardo, Gonçalo Cadilhe, Catarina Moura e Cristina Martins) apresentou um reportório de música portuguesa e de alguns temas internacionais.

Próximas reuniões:
A próxima reunião europeia de delegados está agendada de 24 a 26 de Abril de 2009 em Dubrovnik, Croácia, previamente à Conferência Europeia da FIAS.

Antes dessa data haverá ainda uma reunião europeia de delegados, informal, durante a próxima Assembleia Mundial da FIAS Global, em Salvador da Baía, Brasil, no dia 15 de Agosto de 2008.

Apoios-agradecimentos
A APSS contou com o apoio da Sociedade Águas do Luso e Turismo do Porto bem como com a eficiência e simpatia dos serviços prestados pelo Hotel Mercure- Batalha, Hotel Quality Inn- Batalha e Restaurante Barão de Fladgate-Caves Taylor’s.

O nosso muito obrigado a todos que contribuíram para o sucesso deste evento.

Cristina Martins
Relações Internacionais-APSS

Sem comentários: